EL GRECO EM TOLEDO

El Greco é um dos artistas de renome em Toledo. Aquele cretense nasceu em 1540 ou 1541 e após a sua passagem em Italia chegou a esta cidade, onde permaneceu praticamente o resto da sua vida e nela desenvolveu grande parte da sua obra.

É por isso que quase qualquer museu de Toledo, e não só os de Toledo, orgulham-se de ter algum Greco entre as suas obras de arte.

De entre todos eles vamos fazer uma selecção dos lugares nos que estão representados os momentos e obras cruciais do pintor por distintas razões.

No convento de Santo Domingo o Antigo encontram-se várias obras suas, embora algumas delas com o passar do tempo têm sido substituídas por muito boas reproduções. Aqui encontra-se o começo e o final da passagem de El Greco por Toledo, já que na cabeceira da Igreja conventual está o retabulo para o que El Greco pintou as suas primeiras telas quando chegou a Toledo, além do mais foi o lugar onde este artista fora enterrado no ano 1614.

Numa pequena sala que está aos pés da Igreja de Santo Tomé encontra-se a que tem sido considerada como a sua obra magistral: O Enterro do Senhor de Orgaz. Também, esta obra é considerada como uma das melhores de toda a história da pintura.

Neste percurso cabería incluir a Catedral também, porque na sua Sacristía são expostas, entre obras de outros artistas de grande renome, uma numerosa colecção de quadros de El Greco como é um Apostolado completo, As Lágrimas de São Pedro ou o Expolio de Cristo.

Visitas de Toledo - Guía de Turismo Juan Ignacio Vázquez Lacunza Telf : 608 178 926